Pular para o conteúdo

sobre nós

 “É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”   Cora Coralina

Sara de Melo

Artista, bióloga, educadora.

Doutoranda em Educação Arte e Linguagens na UNICAMP, desenvolvendo um projeto que busca através da arte, filosofia e educação refletir sobre questões como deslocamento, migrações e noções de lar. Oferece oficinas relacionadas à experimentações escritas e visuais, buscando pensar essas questões.

Mestre em Educação e Estudos Culturais pela UFSC; graduada em Ciências Biológicas pela UFSC e em Letras pela UCB. Foi professora da Universidade Federal de Santa Catarina nos anos de 2012 e 2013 e da Universidade de Brasília em 2016.

Em 2015 trabalhou como pesquisadora assistente no Encontro de Saberes (Incti-Unb)  iniciativa inovadora na promoção de diálogos entre os saberes acadêmicos, indígenas, afro-brasileiros e de comunidades tradicionais em geral.

Em 2014/15 realizou residência artística em Portugal (Musibéria), e em parceria com  Domingos de Salvi criou o projeto a Poética do Voo, composto por poesias de  jovens autores brasileiros, angolanos e portugueses, além de músicas instrumentais em viola brasileira inspiradas na temática do voo.

Integra  a equipe do projeto Intergerações – Viola paulista e Viola Central (pesquisa e audiovisual) com foco em registro relacionados à memória e música.

Em 2014 realizou um projeto itinerante, envolvendo educação e música, que passou por países como Butão, Tailândia, Laos e Indonésia.

Domingos de Salvi

Músico, professor.

Natural de Limeira-SP, Domingos de Salvi atua como músico, professor e pesquisador há 13 anos.

Entre seus mestres de formação estão João Paulo Amaral, com quem Estudou Viola Caipira no Centro Musical Tom Jobim – EMESP, e Roberto Corrêa, seu professor de Viola Caipira, na Escola de Música de Brasília.

Desenvolveu trabalhos com viola nas cidades de Limeira, Cosmópolis, Várzea Paulista, Florianópolis, Brasília e Campinas. Nos últimos anos tem se dedicado à pesquisas audiovisuais mapeando o saber e o fazer relacionados à música e cultura caipira no interior do estado de São e Paulo e no Distrito Federal.

Em 2014 realizou um projeto itinerante, envolvendo educação e música, que passou por países como Butão, Tailândia, Laos e Indonésia. No mesmo ano,  através de uma residência artística em Portugal (Musibéria) criou o projeto Poética do Voo em parceria com Sara de Melo (música instrumental e poesia).

É compositor de trilhas sonoras de documentários como Ao Aroma do Café (2018) Viola Perpétua (2018), Inventorias (2017), Foto Sensível(2013), dentre outros.

Foi revisor musical dos livros/métodos: A arte de pontear viola – 3ª edição revista e ampliada, de Roberto Corrêa e Viola de um brasileiro vol.1 de Fernando Deghi.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho?

visite: http://voamundocultural.wixsite.com/instituto

 

Foto: Daniel Choma