Pular para o conteúdo

Sobre nós

 “É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”   Cora Coralina

Sara Melo

Mestre em Educação e Estudos Culturais; licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora da mesma universidade nos anos de 2012 e 2013 e da Universidade de Brasília em 2016. Integra ainda a equipe do projeto Intergerações – Viola paulista, desenvolvendo atividades de formação, pesquisa e produção audiovisual, com foco em registro de violeiros e violeiras ligados às manifestações das culturas populares. Em 2015 trabalhou como pesquisadora assistente no Encontro de Saberes (Incti-Unb)  iniciativa inovadora na promoção de diálogos sistemáticos entre os saberes acadêmicos, indígenas, afro-brasileiros e de comunidades tradicionais em geral. O projeto, idealizado e coordenado pelo professor José Jorge de Carvalho, traz mestres populares para atuarem como professores de Universidades. Em 2014/15 realizou residência artística no Instituto de Música e Danças do Mundo Ibérico em Portugal (Musibéria), e juntamente com o músico Domingos de Salvi, criaram o projeto a Poética do Voo, composto por poesias de Sara Melo e de  jovens autores brasileiros, angolanos e portugueses, além de músicas instrumentais em viola brasileira inspiradas na temática do voo. Em 2014 realizou um projeto itinerante, envolvendo educação e música, que passou por países como Butão, Tailândia, Laos e Indonésia. Em 2013, o Duo Violim (música e poesia) composto por Sara Melo e Domingos de Salvi, foi selecionado juntamente com outros artistas, para comporem a comitiva brasileira na V Bienal das Comunidades de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorreu em Salvador, Brasil. Em 2010, na ocasião do trabalho de campo de mestrado, teve a oportunidade de acompanhar o Inventário de Cocos da Paraíba (IPHAN/ OnG Meio do Mundo), passando por comunidades quilombolas e indígenas (potiguara).

Domingos de Salvi

Natural de Limeira/SP, foi lá que Domingos iniciou seu aprendizado de forma intuitiva, ouvindo violeiros e duplas tradicionais. Posteriormente recebeu ensinamentos de importantes violeiros como Braz da Viola, Ivan Vilela, Fernando Deghi e João Paulo Amaral, com quem estudou na EMESP TOM JOBIM, SP, (antiga ULM).  Atualmente cursa licenciatura em música e é aluno do mestre violeiro Roberto Corrêa, na Escola de Música de Brasília.

Há 10 anos atua com a viola caipira em diversos segmentos musicais e culturais como músico, professor, regente de orquestras de viola e compositor de trilha sonora para vídeos documentários. Atuou nos seguintes grupos:Cirandeiros (2005/2009), Regente da Orquestra de Violeiros de Limeira (2006/2011), Orquestra Filarmônica de Violas (2007), Encantoria (2009/2012), Andaime Teatro (2009/2014), Grupo Manuí (2008/2013). Junto ao grupo Encantoria lançou o primeiro cd da banda em 2010 o ‘’Mãos que segurei’’ – ProAC. Em 2012 lançou o cd Ecos da Paulistânia e Nhemonguatá (Grupo Manuí) ambos com apoio do ProAC.

Em 2012 mudou-se para Florianópolis/SC e lá fundou o grupo Violas da Ilha, pioneiro no gênero na capital catarinense. Em 2013, concluiu o curso de Antropomúsica e  em parceria com Sara Melo, criou o Instituto Cultural Voamundo.

No ano de 2014 Domingos e Sara viajaram por países do sul e sudeste asiático como Butão, Laos, Tailândia e Indonésia, pesquisando culturas locais, e por Portugal, onde realizaram uma residência artística por 4 meses no Instituto Musibéria, o resultado foi a criação do espetáculo A Poética do Voo, com poesias e instrumentais de viola.

Em 2016, integra a equipe do projeto Intergerações – Viola Paulista, desenvolvendo atividades de formação, pesquisa e produção cultural nas cidades de Limeira-SP e Atibaia-SP por meio de Oficinas de Documentário, Viola e Canção, a registrar narrativas e performances de luthiers, violeiros e violeiras de grupos de Folia de Reis, Congadas, Danças de São Gonçalo, e fazendo-as circular por meio de curtas audiovisuais, eventos e DVDs

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho?

visite: http://voamundocultural.wixsite.com/instituto

 

Foto: Daniel Choma