Pular para o conteúdo

Intergerações – Viola Paulista

Parceria entre Voamundo e o Instituto Câmara Clara promove pesquisa sobre a presença da viola caipira no cotidiano de moradores e grupos culturais das cidades de Limeira/SP e Atibaia/SP. Participaram da primeira etapa de entrevistas, realizadas entre os meses de Julho e Agosto, violeiros e violeiras, grupos de Folia de Reis, Congada, Catira, Festa de São Gonçalo, Luthiers, etc.

ze-21Equipe e participantes da oficina com o luthier Zé da Viola, Limeira-SP.

Além de entrevistas o projeto realizou oficinas de Documentário, viola e canção. Os participantes das oficinas acessaram técnicas de filmagem e captação de áudio e realizaram práticas de entrevista, além de discutir aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.

As oficinas também ofereceram um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar.

domingos-viola-de-cochoDomingos de Salvi apresentado a Viola de Cocho durante oficina em Limeira-SP.

Rodas de viola, memória e canção foram organizadas, integrando idosos e grupos culturais das cidades envolvidas. Em Atibaia, a parceria foi com o Clube da Terceira Idade, enquanto em Limeira a atividade envolveu os integrantes da Folia de Reis São Lucas.

14242418_1288253097859908_1795145665453597295_oRoda de viola e memórias -SP.no Clube da Terceira Idade em Atibaia-SP.

O projeto Intergerações Viola Paulista também resultará na realização e circulação de curtas documentários, produção e distribuição gratuita de DVD, website e eventos vídeo musicais nas cidades de Limeira-SP e Atibaia-SP.

O projeto é uma realização do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, e produzido pelo Instituto Câmara Clara e o Voamundo Cultural, com o apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira-SP, e do Garatuja – Instituto de Arte e Cultura, de Atibaia-SP.

Para saber mais acesse o site do projeto: http://www.camaraclara.org.br/violapaulista

Fotos de Daniel Choma.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: