Pular para o conteúdo

Um instrumento sagrado: Dramngyen

No Butão, tivemos a oportunidade de visitar o RAPA (Real Academy of Performing Arts), onde aprendemos um pouco sobre alguns instrumentos tradicionais tocados no país. Um em especial, nos chamou muito a atenção, o Dramngyen.

O Dramngyen (lute) tem 7 cordas e é feito de madeira de cipreste (tsanndy shing ), árvore que geralmente cresce em altitudes. Conta-se que o som diferente produzido por cada corda corresponde às vozes de 7 Dakinis (deidades femininas iluminadas).

Cabeça esculpida (chusin head) ao fim do braço do instrumento: para assustar os maus espíritos enquanto se toca e oferecer proteção aos músicos.

“Antigamente se acreditava que a pessoa que tocasse um Dramngyen sem cabeça ficaria louca.  Isso ocorreria porque espíritos e fantasmas poderiam ouvir a pessoa tocando e tentar contactá-lo.  Entretanto, se o seu Dramngyen tem a cabeça de um chusin, os espíritos ficarão assustados e fugirão. Já que o Dramngyen tem uma sonoridade muito bonita, ele tem potencial para atrair todo tipo de seres.  Sendo assim, um bom conselho:  melhor não tocar um Dramngyen sem cabeça!” (Ap Dawpey)

Em murais de monastérios e pinturas religiosas, a deidade guardiã do leste, Sharchog Gyalpo tem nas mãos um Dramngyen. Sharchog Gyalpo é uma deidade que se comunica através do som desse instrumento para evitar a destruição que poderia causar o som da sua poderosa voz.

Lhamo Yangchen ma – deidade protetora dos músicos

Para ouvir:

Fonte: conversa com músicos de RAPA (em especial Tashi Dendup), em Thimpu, livro Masters of  Bhutanese Traditional Music (v.1) e CD Homage, de Jigme Drukpa.

4 respostas »

  1. Queridos, como vocês voltarão enriquecidos dessas vivências todas, e quanto vocês estão deixando as de vocês por onde passam. Como é belo o compartilhar!!! Desfrutem até a última gota que puderem, mas voltem. Estamos com muuuitas saudades.

    • Grande Manu. O Dramngyen é um instrumento maravilhoso, ouvi-lo ao vivo é especial! O som acompanhado pelas vozes combinam muito com a paisagem montanhosa do Butão!
      Arrisquei um ‘ponteado’…
      Gratidão pelas mensagens!
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: