Pular para o conteúdo

Educação no Butão

Em um finalzinho de tarde. Tínhamos andando um pouco e ao chegar lá no alto do morro, buscamos uma sombra. Contemplando a paisagem, conversa vai, conversa vem… Logo puxamos a viola e o pandeiro e começamos a fazer uma brincadeira de som. Quando olhamos pra o lado, três árvores à frente, uma jovem sorridente nos olhava. Atrapalho? De modo algum! E ela foi se aproximando… e se sentou ao nosso lado. Que instrumentos são esses?  De onde são? Perguntava. E foi aí que começou uma prosa boa, que leva a outra e mais outra… Até  nos vermos conversando sobre Educação… (sempre!)
Seu nome, Jamyang Choen foi dado por um monge, quando ela nasceu.  Assim são dados os nomes das crianças no Butão. Espírito do Saber. Esse é o significado!

Abaixo vamos compartilhar um pouco do que nos foi apresentado neste dia e depois, mais formalmente, em uma curta entrevista que Jamyang concordou em nos conceder.

1)Gostaria de entender melhor como são organizados os primeiros anos escolares no Butão.
As crianças aos 6 anos entram na escola, diretamente no que chamamos de pré-primário e depois seguem para as classes subsequentes. No pré-primário nós aprendemos o mais básico das letras do alfabeto, números e rimas. Nos anos seguintes nós estudamos:

*Língua inglesa e literatura (em que estudamos desde histórias curtas a Shakespeare e outros autores)
*Dzongkha (um dos principais idiomas falados no Butão) e literatura (antiga e originada no Tibet, com épicos do budismo)
*Geografia (do Butão e do mundo)
*História (do Butão, do mundo e da Índia)
*Disciplinas das áreas de exatas: Matemática, Biologia, Química, Física
*Disciplinas optativas: Informática e Economia
*No período livre, temos atividades físicas variadas.

Todas as disciplinas são dadas em inglês, exceto o estudo da língua Dzongkha  e literatura do Butão.Nós começamos a aprender inglês oficialmente quando ingressamos na escola, mas inglês também é falado às vezes em muitas casas de famílias urbanas, junto com o idioma local.

  Escola localizada em Bhumtang

2)Quantas universidades existem no Butão?
Temos apenas uma Universidade pública, dentro da qual estão 10 faculdades que abrangem diversas áreas, dentre elas: Educação, Ciências da Saúde, Medicina Tradicional, Letras e Estudos Culturais, Negócios, Ciências e Tecnologia, Ciências e Recursos Naturais. Recentemente, também há uma faculdade privada.

3)Tenho conversado com alguns jovens butaneses, e tenho percebido que alguns completam seus estudos universitários no país e muitos outros vão para outros países durante esse período. Quais são os destinos mais frequentes?
Sim, muitas pessoas vão estudar na Índia, que tem a vantagem da proximidade e também baixos custos de estudo. Ou ainda Tailândia, Bangladesh, Sri Lanka e Austrália.  Eu mesma estudei na Índia, com uma bolsa de estudos. O governo da Índia fornece cerca de 200 bolsas de estudos anuais para estudantes butaneses. O critério de seleção é principalmente baseado no desempenho acadêmico dos estudantes.

4)Então existem incentivos financeiros por parte do governo ou iniciativa privada
Sim, é comum o financiamento por parte do governo indiano dado para estudantes butaneses. Também há muitas organizações não-governamentais internacionais que oferecem bolsas de estudos para os menos favorecidos economicamente.  Da educação básica ao “10th Standart” (que corresponderia ao Ensino Médio no Brasil) é gratuito, direito de todo cidadão, sendo financiado pelo governo do Butão.

 Muito agradecidos pela partilha, Jamyang! Kuzuzangpola!

5 respostas »

  1. Sara e Domingos, agradeço pela oportunidade de aprender sobre outras culturas através de seus textos, fotos e experiências compartilhadas. Abraços com gratidão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: