Pular para o conteúdo

Benki Piyãnko Ashaninka, no Butão

No Butão participamos do 14° congresso da  International Society of Ethnobiology (ISE) na cidade de Bumthang, com participantes do mundo todo representando comunidades tradicionais e povos indígenas, além de pesquisadores, educadores e artistas. Assim, tínhamos muitos interesses em comum, o que foi ótimo para fazer novas amizades!
Lá também estava Benki Piyãnko, representando o povo Ashaninka, do Acre. Durante o congresso ele participou de rodas de conversa onde compartilhou as dificuldades e superações de seu povo para manter sua cultura viva. Uma história incrível de resistência e organização. Como porta voz Ashaninka, Benki atua em diversas frentes desenvolvendo projetos para conservação de sua cultura e em prol do meio ambiente. Atuou também na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (2005/2007) em Marechal Thaumaturgo/AC, onde vive. Por recomendação de Érika Fernandes Pinto, Benki foi contemplado com uma bolsa do programa Darell Posey Fellowship da International Society of Ethnobiology (ISE), o que proporcionou sua ida ao congresso no Butão. Aproveitamos a ocasião para conversar com ele sobre a importância da música em nossas vidas, um pouco da prosa segue no vídeo abaixo!

Benki Piyãnko Ashaninka – Acre, Brasil.
Filmagem e edição: Domingos de Salvi e Sara Melo

Entrevista realizada durante o 14° Congresso da International Society of Ethnobiology (ISE), em Bumthang, Butão de 01 a 07/06/14.

 

2 respostas »

  1. Sabe foi providencial para mim agora ouvir as palavras deste abençôado homem, uma que vez que nada neste mundo é por acaso.
    Ouvi a sua canção de olhos fechados e foi emocionante. Amo vocês e Obrigado por tudo isso, pois não tem preço receber esta cultura gratuita, é como ouro de Ofir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: