Pular para o conteúdo

Butão: casamentos e roupas tradicionais

Encontramos uma livraria bem simpática em Paro… gastamos umas boas horas lá, conversando com o vendedor sobre vários aspectos da cultura no Butão e também no Brasil… Também demos uma espiadinha nos livros e conversamos com outros moradores da cidade… A seguir alguns aspectos que nos chamaram a atenção:

1. Casamento

É possível a mulher ter dois ou mais maridos, e o homem ter duas ou mais esposas. Mas isso atualmente não é tão comum, porque geralmente quem o faz são pessoas que tem muitas posses, para que possa sustentar adequadamente os esposos ou esposas.

Se a mulher tem vários maridos, ela é considerada a provedora do lar. Ela é possuidora dos bens e os maridos a ajudam a administrá-los. Assim, se houver um novo casamento, o novo esposo que se mudará para a casa dela. O mesmo ocorre com o homem-provedor. As mulheres auxiliam nos negócios e se ele se casar novamente, a nova esposa que se mudará para a casa que ele já habita.

O quarto rei, Jigme Singye Wangchuck, inclusive se casou com quatro irmãs. O filho da segunda esposa é o atual rei do Butão, Jigme Khesar Namgyal Wangchuk.

Outros aspectos:

*É permitido o divórcio de um (ou mais companheiros/as) se houver interesse de uma das partes.

*Antigamente, ocorria de forma mais frequente de o casamento ser combinado pelas famílias. Principalmente as que tinham muitas posses. Hoje em dia, essa prática está cada vez menos frequente no Butão.

2. Roupas tradicionais

No Butão, grande parte da população veste roupas tradicionais diariamente. Outras roupas também são usadas, mas me foi explicado que além de se usar roupas tradicionais por hábito, também se usa principalmente para funções mais formais (ir ao trabalho, por exemplo).

A do homem é chamada gho e das mulheres kira:

 Bhumtang, região rural

 

Fotos e texto: Voamundo

 

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: